Friday, March 1, 2019

Que legado queremos deixar?


COMUNIDADE HIP HOP MOZ QUE HERANÇA/LEGADO PRETENDEMOS DEIXAR?

Antes mesmo de adentrar directamente ao tópico acima indicado, gostaríamos de como sempre, recordar não obstante o facto de todos sabermos que o Hip Hop é cultura muito valiosa de ponto de vista social. É um movimento educador, enaltecedor da cultura e de valores morais e éticos. E que tem tirado ou salvo muitos jovens do mau caminho, tendo em conta que a sua energia é canalizada para criação artística (salvo as excepções) o que é de salutar.

Apesar da comercialização dos produtos e obras do Hip-Hop, esta cultura sempre é por motivos Históricos, relacionada a Intervenção social/activismo social. Isto devido ao facto de os elementos do Hip-Hop sempre terem tido uma intervenção cirúrgica com vista mudar o “status quo”, com ensinamentos, criticas construtivas e até no que concerne ao mero entretimento.

Mas, a bem ou mal esta clássica imagem se vem transformando negativamente, e tende-se a usar o Hip-Hop com maior destaque para o Rap, para ganhar dinheiro e fama. O que não é de todo mau tendo em conta que não se deseja ver artistas internacional e localmente, “txonados” como se tem dito.
 
Dinheiro é importante sim, para pagar as contas e isso é inegável. Mas seria bom que os artistas pudessem-se impor sem perder os valores fundamentais que dispensam explanação, pois estes são conhecidos, até por quem está fora do mundo de Hip Hop, miúdos e graúdos.

Por exemplo, os nossos pais e familiares mais velhos, sabem muito sobre a fundação do Hip Hop, e alguns conhecem na melhor do que muitos elementos do Hip Hop, daí o motivo de certa indignação quando escutam as nossas músicas e assistem a algumas práticas pouco abonatórias.
 
E que por isso descartam logo a partida por exemplo quem afirme que faz Rap. Contudo não é uma visão global porquanto muitos destes conhecem e respeitam a certos artistas estrangeiros e nacionais. Conhecem bem o lado artístico do Tupac Shaku, conhecem o nosso Raper nacional, aquele “miúdo” crítico que já expressou isso artisticamente.

QUAL O PROBLEMA? DEVEM ESTAR A PENSAR.

1. O problema é que com o desenvolvimento do Hip Hop e a necessidade de ganhar dinheiro ou notoriedade, muitos artistas tem posto em causa o ADN do Hp Hop, moldando as suas moléculas de acordo com o que presumem que o mercado quer ouvir.
 
O que não acontecia antes, os Rappers faziam o que sentiam no fundo do ser, e por consequência quem se identificasse com tais sentimentos suportava a sua carreira, comprando discos aderindo aos shows dos artistas,shows estes que podiam até não acontecer estádios, mas em pequenos círculos frequentados por amantes do Hip Hop “autentico”.

Mas hoje parece que muitos artistas sobretudo os mais novos querem ser estrelas, mesmo nos casos em que mostram desconhecimento da cultura, vão as Tv’s e aos canais de Rádio e representam mal a cultura, e o público fica com uma ideia deturpada do Hip Hop.

Damos os exemplos dos miúdos, porque os mais velhos os “madodas” do rap, agora pouco vão a esses meios de comunicação por diversos motivos, na verdade os novos artistas tem mais espaço de antena, daí que exigimos um pouco mais de responsabilidade da sua parte.
 
Porque muitos apresentam obras que não podemos discutir por obscenidade, banalidade, ou por inteligibilidade, isto é são um monte de ‘pauladas” como se tem dito vulgarmente.

Mas não são todos, existem artistas novos que tem muita atitude e uma postura social que engrandece o Hip-Hop, emociona-nos até vê-los, e pensamos logo isso que estamos a ver é ligado ao Hip-Hop, que maravilha. Sentimo-nos bem representados.

Não somos contra essa vontade de adquirir fama e tudo que dai advém, mas o que pensamos é que devemos sempre ter em conta o nosso papel social, educar, transmitir conhecimentos e até entreter responsavelmente. Devemos pensar em como queremos ser vistos pela comunidade, e sobretudo qual é nossa motivação real.

Devemos seriamente pensar no que pretendemos deixar para as gerações vindouras, isto é, que letras, músicas, imagens, passos de dança, e demais valores imateriais?

2. O outro problema se prende justamente com o facto de a nossa conduta de certa forma minar a forma como somos vistos pela comunidade pelo facto da nossa postura social em eventos de Hip-Hop por exemplo ser negativa.

ALGUNS “niggas” vão aos shows e aparecem em um avançado de embriaguez ou entorpecimento/alucinação causado por substâncias psicotrópicas. Bebem e fumam publicamente de forma pouco enaltecedora para a cultura.

Ora ninguém, pode impedir a outrem de consumir bebidas alcoólicas, fumar cigarros, muito menos no que concerne a substâncias cujo consumo é ilegal, quem as consome faz por conta e risco individual!

Mas não nos devemos esquecer que somos vistos nesses aglomerados e pela nossa posição somos avaliados e censurados.

Isso vai não só aos amantes e seguidores, é aplicável também aos artistas. ALGUNS deixam muito a desejar, sobem aos palcos e só fazem “pauladas”, esquecem-se das letras das suas próprias, músicas, não ensaiam antes, ou seja, não levam a sério a missão que executam, e deixam escapar a memória que o palco e o microfone são sagrados e que devem ser tratados com respeito. Tal como fazemos antes de entrar em templos devem os artistas purificar-se (física e mentalmente).

Ora, o elemento do Hip-Hop deve saber que já não é o mesmo, é avaliado por tudo que faz, e qualquer acto negativo por si praticado é atribuído ao Hip-Hop e não a si individualmente. As pessoas dizem são esses “Rapistas”, são marginais, apesar disso ser MENTIRA, nem todos são Rapistas, e nem todos são marginais. 

Não constitui verdade, é uma visão de algumas pessoas que gostam de “deixar os neurónios em stand by.”
Para concluir devemos apenas dizer que há que pensar sobre os valores que pretendemos transmitir actualmente e por consequência na Herança que queremos deixar quando estivermos fora do Hip Hop por motivos humanos ou naturais!

DEVEMOS TODOS NOS PERGUNTAR SE DAQUI A 25 ANOS POR EXEMOLO SE AS OBRAS ARTISTAS QUE CRIAMOS AINDA PODERÃO SER APRECIADOS E QUE VALORES ESTARÃO NELAS IMPRESSAS?
E se assistíssemos o filme das nossas vidas (no Hip Hop) se estas agradar-nos-iam!? Será que os nossos filhos/netos sentiriam se orgulhosos ou teriam vergonha das nossas por exemplo, ou pensariam o “kota” era maningue burro.

Pensemos nisso!

PORQUE TANTO BLÁ BLÁ? Caríssimos amigos, na qualidade de amantes de Rap há décadas e agora como proprietários do HUMILDE blog desde 2010, temos recebido muitas obras artísticas, se assim as podemos chamar, que deixam muito a desejar, e doí-nos perder tempo a analisar conteúdos que não são dignos de publicação (ao nosso ver), isto pelo teor lírico que em muitos casos é gravemente contrário a valores sócias elementares.
 
Sem contar com outros aspectos, e somos obrigados a informar ao artista que a sua obra não vai passar no nosso blog, e estes se indignam sem mesmo fazer uma análise individual e lutar para melhorar.
Mas em contrapartida pesquisamos e recebemos muitas obras que nos deixam esperançosos e que nos motivam a continuar com o a nossa missão. PORQUE EM ABONO DA VERDADE, JÁ PENSAMOS EM ENCERRAR O BLOG, E AS NOSSAS PÁGINAS E GRUPOS NAS REDES SOCIAS.

Mas graças a esses poucos artistas comprometidos continuamos a executar o nosso trabalho que por sinal se não sabiam, é VOLUNTÁRIO, não ganhamos um centavo sequer com o BLOG, pelo contrario gastamos, mas por amor ao HIP HOP fazemos o que fazemos.

Embora quem sabe futuramente depois de algumas mexidas possamos passar a cobrar, ai talvez haveria um pouco mais de seriedade. Não é?

Viva ao Hip Hop Moz

0 comments:

Post a Comment