Friday, March 1, 2019

Quem pode ser considerado um verdadeiro mc?


A DIFERENÇA ENTRE UM VERDADEIRO MC, O RAPPER, E OS QUE PEGAM O RAP EMPRESTADO. UMA TENTATIVA DE DISTINÇÃO!

Antes de mais devemos dizer que esta é mais uma provocação que fazemos, que surge depois de várias abordagens que já fizemos.

Desta vez trazemos mais uma sempre com vista a debater o Hip Hop e apresentar perspectivas, a nosso ver, sobre o movimento Hip Hop. Aproveitamos para dizer que estamos cientes que é impossível agradar a gregos e troianos! E que errar humano é.

Ora, existe há bastante tempo uma calorosa discussão sobre o que é Rap Underground e Rap Comercial, discussão esta que já é quase caduca porquanto não existe consenso sobre estes conceitos. Há vários pontos de vista.

No entanto, como dissemos antes, queremos trazer a debate uma questão picante, que é justamente a seguinte:

Se existe alguma diferença entre o MC e o Rapper? Existindo em que consiste?

A PROVOCAÇÃO:

Quem é um MC?

Ora vejamos em termos simples tradicionalmente o MC pode ser definido como Mestre de Cerimônias, ou seja, é alguém capaz de ter uma última “performance” (desempenho) em palco, isto é, um artista do Hip Hop capaz de com um Microfone com a colaboração do DJ (e não só) comandar um show , comovendo o público com total domínio e mestria, tudo de forma natural e espontânea.

É um artista capaz de “cuspir” barras escritas, ou improvisando tendo em conta os elementos a sua volta animar a platéia. Interpreta músicas abordando temas sociais com vista a moralizar, ou seja, chamar atenção a sociedade sobre diversos problemas enfrentados, educando, criticando a quem quer que seja por qualquer comportamento contrário ao normal/correcto, bem como também pode simplesmente animar festas para que as pessoas se divirtam.

E é um contador de historias, um animador, um activista social e muito mais.

A titulo de exemplo algumas características são, por exemplo: Se cortassem energia ele seria capaz de continuar e mesmo assim com a sua técnica/domínio continuar o show. Se esquecesse da sua letra seria capaz de preencher o vazio com um verso feito na hora sem deturpar o sentido da letra.

É um verdadeiro “show man”, e anima e interage com a platéia. E, além disso, ama o Hip Hop, vive para o Hip Hop, mas não necessariamente através do Hip Hop, isto´é se ganha dinheiro com o Hip Hop, é por conseqüência natural, ela não está no Hip Hop para ganhar dinheiro, mas está no Hip Hop e por isso pode ser remunerado pelas suas actuações e pelas suas obras artísticas.
Este conhece, ou pelo menos se engaja para conhecer profundamente o Movimento Hip Hop, a cultura que segue., conhece os seus valores, as normas (regras) de costume da cultura, sabe o significado dos símbolos do rap e por ai fora.

Quem é um Rapper?

Por outro lado temos o Rapper que na nossa humilde visão pode ser descrito como o artista individuo que escreve letras musicais e vocalmente as expõe em freestyles ou em músicas gravadas em Studio. Geralmente vive do Rap e o que lhe move é o que o mercado pede, vende álbuns faz shows para ganhar dinheiro.

Mas não é um verdadeiro show man por completo no sentido clássico do Hip Hop que acima mencionamos.
Nota, falamos neste caso do “mainstream” Rapper, ou seja, o Rapper comercial. Porque a nosso ver o Rapper não comercial é o MC.
Entendemos que o MC até pode fazer outros estilos, mas a sua essência o seu DNA, este enraizado no Hip Hop clássico. É uma questão difícil de explicar, é espiritual! É um dever.

Mas porque trazemos esta abordagem?

Ora na verdade é uma simples chamada de atenção para que nos mantenhamos mais firmes no movimento, estudando mais e sem perdermos as bases, com vista a não nos esquecermos do verdadeiro fundamento do movimento Hip Hop. Para não nos tornaremos no movimento HIP POP em vez de HIP HOP.

Porquanto como sabem hoje em dia o movimento tende a transformar-se e muitos valores são relegados.
Além disso, existem artistas que fazem outros gêneros musicais que incorporam o rap, ou seja, rapam nas suas musicas, como é caso de artistas do Rock, no nosso paÍs temos o caso de alguns que fazem “pandza” socorrendo-se do rap, mas nem todos podem ser considerados Rappers, salvo os que estão ligados ao movimento, isto é os que apenas emprestam o seu talento mas que continuam associados ao Hip Hop.

Qualquer um pode juntar alguns versos e rimas, e incorporar ritmo. Mas será que por isso vamos chamá-los de 
Rappers ou Mc’s? Pensamos que não! É preciso mais do que isso para ser um elemento do Hip Hop.
Até poderíamos ilustrar com alguns nomes de artistas nacionais que a quem consideramos MC’s ou Rappers, mas não queremos criar equívocos.

No entanto nos E.U.A (Estados Unidos de America) podemos indicar o KRS ONE como MC e o Soudja Boy como Rapper! Dá para perceber a diferença? Percebem onde queremos chegar!?

O MC é muito mais espiritualmente envolvido com as bases, enquanto que o Rapper é mais um pouco liberal, 
voa mais alto, mas ambos são da mesma família, mas com focos diferentes. Um foca-se mais na preservação dos valores Históricos do Hip Hop, enquanto que o outro foca mais em difundi-lo tendo em conta a sede social, o Mc traz o que acha genuíno (serve se questionar), enquanto que o Rapper em muitos casos porque vive do rap é regido pela nata empresarial e o que o publico quer ouvir, que diz o que é e o que não pode ser vendido.
Arriscamo-nos o acima apesar do Wikipédia e outras fontes não fazerem uma distinção entre as duas figuras (MC e Rapper) que são considerados como sinônimos.

Tendo dito tudo que pretendíamos, nada mais nos resta a não ser desejar força a todos manos do movimento Hip Hop, e confessar que temos um sonho um dia desses presenciarmos mais shows onde os elementos todos façam parte.

Vislumbramos um MC ou Rapper ? a actuar em palco, ladeado de B-Boys a dançarem, e com o DJ a fazer os seus mixes, enquanto temos ao fundo no background obras artistas do Graffitti.
Existem vário problemas sociais por abordar manos, adolescentes bebem, fumam, prostituem-se, mostram-se desrespeitos aos seus pais. Não estudam e por ai fora.

Esses são alguns exemplos que carecem da intervenção do Hip Hop, para educar, chamar atenção, tudo com vista a desenvolver o nosso contingente, e o país em particular.

As nossas desculpas pela salada (russa) aqui servida, mas acreditamos que cada um fará uma boa interpretação do texto, e perceberá que a idéia e enaltecer ao movimento, trazendo questões para reflexão colectiva.

Viva ao Hip Hop “Consciente”

0 comments:

Post a Comment