Um pedido aos Dj’s de Hip Hop.
Questão preliminar:
O pedido vai especialmente aos Dj’s de Hip Hop, mas também se estende aos Dj’s de modo geral, e aos demais actores sociais que de certa forma podem responder positivamente a este pedido.
Prezados amigos,
O movimento nacional do Hip Hop tem estado a avançar bastante, embora por motivos naturais o tempo vai passando e em virtude disso, aparecem vários novos elementos do Hip Hip que tem trazido uma nova forma de estar com temáticas contemporâneas, ou seja, intervém de acordo com o cenário social actual, o que é bem natural.
Ora. na qualidade de gestores de um humilde blog de Hip Hop, temos um espaço que denominamos FLASHBACK, que criamos com vista a trazer de volta, isto é, difundir obras artísticas antigas que foram publicadas a pelo menos um ano, mas naturalmente como podem presumir privilegiamos as obras artísticas que se encontram “no fundo do baú” por muito tempo.
Como bloggers, fazemos o nosso papel de acordo com a nossa disponibilidade temporal e de acordo com os meios que possuímos, mas somos meros divulgadores, mas acreditamos que outros intervenientes fundamentais, os Dj’s podem ter um papel mais relevante para divulgar, republicar as clássicas, e as boas obras mais recentes, que já não tem sido difundidas.
Aparentemente temos um problema no nosso cenário actual que é gostar do que “está a bater”, o que não é mau, mas existem obras artísticas muito boas que poderiam continuar a ser exploradas pela sua qualidade e pela atualidade constante dos temas ilustrados, tal como acontece em outros países em que ainda se pode ouvir as relíquias de Hip Hop a serem utilizadas.
Morrendo apenas as obras que por motivos óbvios não podem ou não devem continuar a ser difundidas, pois isso acontece naturalmente.
No nosso caso por inocência ou por mera negligencia metemos tudo no mesmo saco e jogamos para o fundo do mar, e não mais se ouve falar de tais obras, salvo nos casos acidentais.
Nessa ordem de idéias, acreditamos que se os Dj’s e outros actores do movimento Hip Hop continuassem a difundir as obras muitas pessoas poderiam acede-las.
É claro deve haver interesse por parte dos seguidores do Hip Hop e do Público no Geral, mas como devem imaginar, em certos casos o impulso contribui bastante para notoriedade.
Um exemplo simples se prende com o facto de vários artistas terem lançado magníficas obras, que são exploradas provisoriamente, e em curto prazo caem no esquecimento total, e isso obviamente resulta na frustração dos autores das mesmas, que são obrigados a repensar se vale a pena ou não continuar a produzir obras artísticas, sentem-se marginalizados.
Muitos resistem e persistem, mas os demais por diverso motivos são obrigados a colocar a camisola do Hip Hop no cabide.
E nós os punimos severamente por isso, sem ao menos tentar perceber os seus sentimentos e os factos objectivos e particulares, ou seja, o que na realidade impede o artista de continuar a produzir as suas obras.
E por isso temos vários artistas frustrados, os mainstream e underground, embora os últimos tendem a ser mais resistentes.
Tendo dito isso e sem mais delongas apenas gostaríamos de pedir que os Dj’s em particular continuassem a brindar nossos ouvidos com novas obras artísticas, mas sem se esquecer das velhas (boas) obras.
E apelamos a todos os demais intervenientes que exploremos as obras antigas que nos podem ensinar muito de ponto de vista histórico, ficamos a compreender um pouco mais sobre a nossa sociedade e a sua evolução e assim entenderemos melhor esta cultura que alegamos gostar!
Tenham todo um óptimo fim de semana.